FAQ da Machané

​Queridos pais, com o objetivo de ajudar vocês, a Vaadat Horim (comissão responsável pelo contato com os pais) organizou mais um FAQ, dessa vez sobre a nossa Machané (acampamento).

Esperamos ter esclarecido a maioria das suas dúvidas, e caso haja maiores questionamentos, nos colocamos a disposição de responder pelo e-mail horim@chazit.org.br

Chazak VêAlê,

Vaadat Horim



Onde e quando será realizada a machané?

Esse ano a Machané Kaitz (acampamento de verão ) ocorrerá entre os dias 17 e 22 de DEZEMBRO para todas as kvutzot (de Solelim a Amelim) e 19 a 22 de DEZEMBRO (para Garinim e Shovavim). Será realizada no Acampamento Vip’s, próximo a Sorocaba. Para mais informações acesse o site: http://www.avips.com.br

Meu filho pode levar celular e outros aparelhos eletrônicos?

Não recomendamos o uso de celulares durante a machané, pois acreditamos que não seja necessário, para podermos

aproveitar ao máximo as atividades, os amigos e a natureza. Qualquer problema ou emergência entramos em contato

com os pais imediatamente. Além disso, ao ser feita a inscrição para a Machané, entregamos um termo de compromisso,

onde é exposto que a Chazit não se responsabiliza por bens de valor levados á Machané (como celulares, iPods, câmeras

fotográficas, etc).

Quem acompanha meu filho durante o dia na Machané?

Durante o dia, os chanichim são acompanhados pelos seus madrichim, os mesmos que dão peulot(atividades) aos

sábados. Nesse período os chanichim tem peulot, por volta de cinco a sete por dia, e também horários livres, para

conhecerem pessoas de outras kvutzot, descansarem ou conversarem com os madrichim.

A hanagá está sempre presente, para auxiliar os madrichim em qualquer

emergência.

Como é feita a assistência médica durante a Machané?

A assistência médica é feita através de uma enfermeira, disponível 24 horas para atendimentos, sendo estes de

chanichim ou madrichim. As medicações são dadas sempre na companhia de um madrich, que checa a ficha médica do

chanich para saber a medicação mais adequada em cada circunstância. Caso o chanich necessite um atendimento

mais urgente, os madrichim contatam a família pedindo autorização para encaminhar a criança ao pronto atendimento,

e realizar outros procedimentos.

O que meu filho vai comer?

O sítio oferece café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. São refeições suficientes e com diferentes opções, fazendo com que não seja necessário levar comida extra, embora os chanichim gostem de levar alguma comida para dividir com os amigos no quarto, nos horários livres entre as peulot.

Como é feita a segurança da machané?

Além do esquema de segurança já existente no sítio, um profissional especializado em segurança da CIP nos acompanha durante toda a machané, garantindo um ambiente seguro para os chanichim e madrichim.

O que são peulot?

Na Chazit, trabalhamos por meio da educação não-formal e de jovem para jovem. Assim, trazemos diversos temas que consideramos importantes para cada idade – conteúdos sobre judaísmo, Israel, formação de identidade, juventude, amadurecimento, atualidades etc. – por meio de atividades lúdicas, jogos, dinâmicas vivenciais, entre outras metodologias, que são combinadas com discussões informais sobre o conteúdo a ser passado. Uma peulá é uma junção de todos esses fatores, onde os chanichim se divertem, brincam e exploram diferentes dinâmicas e diferentes conteúdos pré-planejados por seus madrichim.

Como os chanichim são divididos na machané?

Durante a machané, os chanichim podem ser divididos nas kvutzot tradicionais, que são formadas de acordo com a idade escolar, sendo elas: Shovavim, Solelim, Omanim, Guiborim, Kovshim, Nitzanim, Neurim, Mordim, Ofakim e Amelim. E podem também ser divididos pela união de uma kvutzá com outra de uma idade próxima. A Chazit tem quatro shichavot, sendo estas Shovalelim (Shovavim + Solelim), Guiboromanim (Omanim + Guiborim), Nikos ( Kovshim + Nitzanim) e Nemos ( Neurim + Mordim).

Na Machané Local de Julho, que ocorre em São Paulo, as kvutzot de Amelim e Ofakim não, pois elas participam da Machané Central Nacional da Chazit. A Machané Central acontece geralmente no Rio Grande do Sul no fim de Julho e vão também cariocas, gaúchos e uruguaios. Em Dezembro, As kvutzot de Amelim e Ofakim também participam da machané local.

E quais são essas “peulot de machané” que se tornaram tão famosas entre os chanichim?

Ataque: peulá noturna onde os chanichim devem defender a machané e a bandeira deles de outros madrichim. É uma simulação de quando os soldados de Israel defendiam seu país.

Sacanim: pode ser chamado também de gincana porca, onde os madrichim e chanichim se divertem com muita tinta, gel, sabão e outra sujeiras, e geralmente é finalizado na lona brincando de fut-sabão.

Gadná: atividade noturna em que os madrichim fazem um treinamento de exército para divertir e ensinar valores e comandos do exercito israelense para os chanichim.

Cross-Country: momento de descontração na lama, na qual todos os chanichim e madrichim da machané inteira se divertem juntos brincando e se sujando.

Peulá geral: atividade em que todos os chanichim da machané participam juntos, promovendo a integração entre as kvutzot.

Jantar temático: é escolhido um tema para um dos jantares da machané, e todos os chanichim e madrichim vão com as mais criativas fantasias.

Messibá: finalização da machané, onde cada kvutzá prepara uma apresentação para os outros, geralmente contando um pouco do semestre, machané ou sobre a kvutzá.

Quaisquer dúvidas que ainda restam podem ser respondidas pelo telefone 2808-6214 (Marli) ou pelo email chazit@chazit.org.br

Acampamento VIPs

www.avips.com.br

Sorocaba - São Paulo SP

 

Telefone de Contato

Marli (CIP) 2808-6214

Bruno Goldstein (Mazkir) 97970-7918

Elisa Zatyrko (Guizbarit)  97695-8591


 

  • White Snapchat Icon
  • White YouTube Icon
  • facebook
  • Instagram Clean

©Machané by Vaadat Chibur -  Todos os direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now